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Inbound Marketing: por que usar na sua instituição de ensino?

15 maio 2020 | Inbound Marketing

Uma instituição de ensino precisa estar sempre atraindo novos clientes na forma de estudantes. Para fazer isso, é preciso investir em bons professores e instalações, construir uma imagem, ter uma qualidade de ensino que justifique o investimento. Mas é suficiente?

A propaganda continua sendo necessária para fazer as pessoas saberem da existência de produtos e serviços, mas vivemos tempos em que o rádio e a televisão vêm perdendo a atenção de mais e mais pessoas. Esse público tem migrado para o mundo online e, por isso, é preciso um tipo específico de propaganda para atraí-los, o que é possível com o uso do inbound marketing.

O que é?

O inbound marketing é basicamente o marketing realizado online. Ele costuma ser composto por cinco etapas tradicionais:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Vendas
  • Análise de resultados

No caso de uma instituição de ensino, as etapas em que serão mais relevantes são as duas primeiras. Isso porque a escola já sabe como realizar aquilo a que se propõe: ensinar. Por esse motivo, a preocupação maior de quem planeja esse tipo de ação para uma escola é a de mostrar a marca a atrair alunos.

Por isso, vamos focar mais nas ações necessárias para fazer o que chamaremos de captação de alunos.

Captando alunos

O marketing tradicional utilizado por uma instituição de ensino funcionou de forma satisfatória durante muito tempo. O outbound marketing, como é conhecido, não perdeu seu valor, apenas está sendo superado por uma nova e moderna forma de se fazer esta captação:o inbound marketing.

Pensemos em quem é o principal público a ser atraído para uma instituição de ensino: os mais jovens. Justamente quem não está mais interessado em assistir à televisão ou ler jornais. Esse público, tecnológico por natureza, está nas redes sociais, nas plataformas de vídeo, nos aplicativos de mensagens instantâneas. Então, é lá que sua instituição de ensino também precisa estar.

Analisando resultados

Quando uma empresa faz uma campanha tradicional, como ela faz para medir o sucesso dessa campanha? Muitos poderiam responder que é no aumento das vendas, mas é bem difícil dizer com certeza o quanto desse crescimento foi realmente produzido pela campanha.

Quando uma instituição de ensino resolve investir em inbound marketing, ela terá à sua disposição uma série de ferramentas que a permitirão entender o quanto de resultados está sendo obtido com as campanhas.

Essa nova visão permite não apenas analisar o retorno de investimento gerado pelas ações de marketing, mas também que sejam feitos ajustes e alterações para conseguir resultados melhores.

Tire as dúvidas do seu cliente em potencial

A grande quantidade de escolas e universidades disponível no mercado pode se tornar um desafio para um aluno na hora de fazer a escolha por essa ou aquela instituição de ensino. Ele vai levar em conta uma série de variáveis, como disponibilidade do curso desejado, localização, preço, renome e uma série de outras possibilidades.

Ter um local onde essas dúvidas sejam respondidas de forma satisfatória é um elemento importante na etapa da atração. O aluno, sabendo por meio do inbound marketing que aquela instituição de ensino tem o curso que ele quer fazer, no período e duração desejados, com um preço que pode pagar, é um excelente começo para que procure por mais informações e cogite estudar naquele local.

Por isso mesmo, é interessante incluir uma quantidade razoável de informações para o futuro cliente já nessa primeira etapa: mostrar há quanto tempo a instituição de ensino atua, os prêmios obtidos, os resultados alcançados por outros estudantes após finalizarem seus cursos, por exemplo.

Todas essas informações podem levar esse aluno para a segunda etapa, que é a da conversão, na qual ele já estará entrando em contato com a escola, seja preenchendo um formulário, fazendo uma chamada telefônica, acessando um chat etc.

Só é preciso ter cuidado para não poluir esse local com informações demais, algo que pode se tornar enfadonho, confuso e acabar por desestimular os interessados devido à dificuldade em se entender tantos dados.

É importante salientar que inbound marketing é bem diferente de ter uma página na internet cheia de informações. Todo mundo já tem isso, e não necessariamente produz resultados, já que o cliente precisa saber o seu endereço eletrônico para chegar até ele. Com o marketing, sua empresa estará indo até onde o aluno está, mostrando o poder e a capacidade da sua marca, os serviços oferecidos e dando as respostas sobre por que ele deve estudar na sua instituição de ensino.

Você pode até mesmo trazer ao seu cliente um conteúdo diferenciado para demonstrar, como cases de sucesso, palestras e conteúdo mais informal, todas as benesses futuras que a formação poderá trazer para ele no futuro. Seja criativo.

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