fbpx

EAD, e-Leraning e cursos online: qual a diferença?

23 maio 2020 | Marketing para Educação

É perceptível a quantidade de termos técnicos que surgem quando nos aventuramos em algo novo, seja para adquirimos uma nova habilidade ou quando estudamos sobre um novo campo.

O EaD é apenas um dos muitos universos em que isso acontece. Veja, por exemplo, pessoas que amam cozinhar: quando começam a aprender não fazem ideia de alguns termos, como “banho maria”, mas acabam se adaptando a este e outros significados, afinal, faz parte do processo de aprendizado.

Mas não é preciso saber tudo sobre gastronomia para ter momentos deliciosos com os amigos, oferecendo uma preparação deliciosa. Também funciona assim para quem está conhecendo o EaD, o dicionário de termos é aprendido aos poucos.

Se você souber a diferença entre: EaD, e-learning e cursos online, que apresentaremos abaixo, já dá pra ir longe.

 

EaD

EaD é a modalidade de ensino em que professor e aluno não se encontram no mesmo local geográfico, diferentemente das aulas remotas (link para artigo 1), muito adotadas nesse período de isolamento social em que vivemos. Clique aqui e veja 3 motivos para investir hoje mesmo nesse modelo de ensino para sua instituição acadêmica (link para artigo 3).

Apesar de muitos acharem que o EaD seja contemporâneo à era da Internet, o Ensino a Distância começou no século XVIII. Nessa época surgiram os primeiros cursos por correspondência e, desde então, foram apenas se adaptando aos avanços de diversas tecnologias. Telecursos, por exemplo, eram muito comuns até poucos anos atrás, mas é claro que a internet deu ao ensino a distância outras proporções, mesmo assim, ele ainda pode ser feito via CDs, apostilas, correspondência e outros.

Assim como se adaptou às novas tecnologias, o EaD se adequou também às necessidades do mercado. Ele começou no ambiente dos cursos livres, mas passou a ser aplicado também em universidades e ambientes corporativos. Hoje, só em ensino superior a distância no Brasil, são mais de 1,1 Milhão de matriculados. (Dados: Censo da Educação Superior 2013)

 

 e-Learning

O autor Marc Rosenberg, em 2002, definiu e-Learning como a modalidade de ensino em que são usadas tecnologias da internet para transmitir conhecimento e melhorar desempenho.

Diferente do EaD, e-Learning deve, obrigatoriamente, ser distribuído por meio de dispositivos — computadores ou tablets — conectados à rede de internet. Esse “casamento” tecnológico torna possível armazenar, atualizar e distribuir conhecimento com mais segurança, facilidade e alcance.

Ainda, o e-Learning pode ser dividido em duas categorias:

  1.     Síncrono: são cursos que ocorrem ao mesmo tempo em que o professor ensina, como em uma “live”, termo que está em alta em todo o mundo, transmissão de vídeo-aula ao vivo ou um chat.
  2.    Assíncrono: são cursos e treinamentos já gravados e armazenados, que o aluno acessa quando quiser, da plataforma que preferir, do local que desejar. Esta modalidade dispensa o aluno das obrigações de horário, como ocorre no EaD.

 

Cursos on-line

Curso on-line é o termo mais utilizado pelo público em geral. Apesar de serem semelhantes ao e-Learning, os cursos online tendem a ser construídos por pessoas físicas para pessoas físicas, na intenção de venda ou distribuição de conhecimento. Demandam menos ferramentas e técnica, sendo distribuídos em diversas plataformas e materiais.

Os formatos de conteúdo para cursos online são os mais variados, como PDFs, apresentações em Power Point ou vídeos no YouTube. Aqueles que estão querendo disponibilizar cursos mais atrativos para os alunos e profissionalizar a distribuição, utilizam uma ferramenta de autoria para mesclar vídeos, conteúdos interativos e animações.

Normalmente o rastreamento e gestão da aprendizagem do aluno não são a prioridade deste público, então a distribuição de cursos online tende a ser feita por meios, como: e-mails, links para download ou acesso via login.

Em amplo crescimento, os cursos online estão ficando muito populares na internet, como forma alternativa de gerar renda para muitas pessoas.

Qual das três modalidades escolher?

Para fazer a melhor escolha, devemos ter em mente que:

  • EaD é o grande grupo do ensino não presencial.
  • Já cursos online e e-Learning fazem parte desse grande grupo, e são definidos pela aprendizagem digital via

A principal diferença entre os dois últimos são as necessidades relacionadas à forma de disponibilização e necessidade de gestão do aprendizado.

Então, sempre que estiver aprendendo algo a distância você estará utilizando do EaD e dentro deste universo, poderá escolher entre cursos on-line em multiplataformas e e-Learning, sempre com o suporte da internet em métodos mais tecnológicos.

Se a sua instituição de ensino está implementando essas metodologias em seu escopo de atuação, não deixe de conhecer a CRER-UP, consultoria acadêmica com as etapas necessárias para a estruturação ideal de ensino a distância para o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Leia também:

 Aulas remotas ou EAD, qual a melhor escolha?

 

Pin It on Pinterest

Open chat